O Coleginho Cosmos, como é chamado hoje, foi fundado em 1994 e vem desenvolvendo uma ação educativa voltada para uma concepção sociointeracionista.
Seguindo esse método, o professor media a construção de conhecimentos de seu aluno, por meio de instrumentos para experimentação. A sala de aula oferece a oportunidade para promover a troca ou o intercâmbio de informações, a partir das quais novos conhecimentos são agregados.
O Coleginho compreende o conhecimento em uma perspectiva ampla, observando aspectos individuais e coletivos de cada criança e promovendo sua integração com o meio e com a natureza. Por esse motivo, a criança é vista como o ponto de partida de qualquer trabalho a ser desenvolvido, sendo considerada como um ser social e produtor de cultura.
Brincando, a criança não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive. Além disso, brincar exerce um importante papel no desenvolvimento motor que, por sua vez, favorece o raciocínio e o aprendizado. Em todas as atividades, o aluno do ensino infantil é estimulado a observar o mundo com olhos atentos e a descobrir que todo conhecimento humano está inter-relacionado.
As salas de aula e a escola infantil possuem regras de disciplinas estabelecidas em conjunto para um convívio harmonioso e produtivo. Essas leis estimulam a criança a cuidar de suas coisas, a conhecer seus limites e a respeitar o limite dos colegas para um bom convívio em sociedade. Dessa forma, a criança passa a aprender, a interagir e a participar do mundo de forma mais ampla. Daí a importância do enfoque lúdico nas atividades propostas.